O que é o Aikido?

Expressa pelos caracteres que o definem:

AI - União, Harmonia

KI - Energia vital, Sopro

DO - Via, Caminho

O Aikido se baseia nos princípios da harmonia, da não resistência e da não violência. Caracteriza-se por movimentos circulares harmoniosos.

É uma arte que estuda técnicas de defesa baseadas em projeções e imobilizações usando de forma dinâmica a força do ataque.

No aikido o segredo consiste em criar o vazio, dirigindo a energia do parceiro contra si mesmo, procurando deste modo como que encerrá-lo numa grande esfera.O aikido é a não resistência, pois a não resistência sai sempre vitoriosa.

Este caminho objetiva, através da pratica, o desenvolvimento das qualidades intrícecas ao ser humano, tornando-o mais disponível para tudo que o rodeia.

No Aikido não existem movimentos de oposição ou bloqueio; é neste sentido que podemos falar de uma "não resistência, entendida aqui não como passividade, mas como uma integração no movimento do parceiro levando à neutralização do ataque, preservando a integridade física dos intervenientes.

O Aikido pode ser praticado a partir dos cinco, seis anos (classe de criança) até uma idade avançada, sem qualquer restrição

As origens do Aikido?

As raízes do Aikido moderno estão na antiga técnica de defesa pessoal japonesa Aiki-jujutsu. Mestre Morihei Ueshiba viria a criar na primeira metade do séc. XX aquela que seria a última arte do budo a ser divulgada no ocidente.

Benefícios da prática do Aikido?

É uma modalidade que trabalha coordenação motora, todos os grupos musculares e equilíbrio mental. E ainda traz um diferencial: "é uma modalidade sem competição. No Aikido, o praticante compete consigo mesmo”.

Horários - Aikido

Segunda Terça Quarta Quinta Sábado
20:15 20:00 20:15 20:00 8:30