Professor Paulo de A. Nunes

Paulo Roberto Nunes, pernambucano, professor de Yoga e 5º Dan em Aikido,é graduado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,em Portugal.

Começou a praticar o Aikido em 1974 com o Mestre Georges Stobbaerts no Conservatório Nacional de Lisboa. A partir de 1978 inicia de forma sistemática o estudo do Aikido no CDUL (Centro Desportivo Universitário de Lisboa) junto ao Mestre Stobbaerts.

Em 1980 aliado a um grupo de alunos participa dos primeiros passos da construção do Dojo TenChi Internacional em Sintra / Portugal, e ainda nesta época, tornou-se responsável pelo projeto "A arte do movimento aplicado à deficiência física" (paralisia cerebral), adaptando movimentos do Aikido e posturas do Yoga na recuperação de jovens deficientes, durante quatro anos.

No início de 1990 retorna ao Brasil, para o Recife, onde cria o primeiro grupo da arte de Aikido, tornando-se pioneiro no ensino do Aikido em Pernambuco e no Nordeste do Brasil. Dois anos mais tarde, em 1992, realiza o primeiro estágio nacional de Aikido com a vinda do Mestre G. Stobbaerts pela primeira vez ao Brasil.

O resultado deste trabalho pioneiro, ao longo de mais de vinte anos foi: a criação da Federação Pernambucana de Budo, quatro Associações em Pernambuco e uma Associação em Aracaju - Sergipe, diversos locais de prática do Aikido..

É o responsável pela criação e desenvolvimento do Dojo Recife - Centro Cultural Georges Stobbaerts, inaugurado em abril de 2001, onde se ensina as artes do movimento como: Aikido, Yoga, Tenchi Tessen e Iaido.